Avenida Tancredo Neves, 2360 - Santo Onofre/Cascavel-PR      45-3228 2883

Poupar ou investir? Saiba onde aplicar o seu dinheiro de forma inteligente e rentável!

Por Camila Chaves

Poupar e investir são excelentes maneiras de cuidar do seu dinheiro. As duas formas são essenciais para quem deseja economizar, evitar gastos e desenvolver uma educação financeira de forma eficaz.  

São a partir dessas ações (poupar e investir) que adquirimos conforto e estabilidade financeira na vida pessoal. Você concorda?

Pelo fato de serem conceitos ligados, muita gente acredita que poupar e investir são a mesma coisa, mas não são. As duas ações são opções financeiras distintas e com grandes benefícios. Cada conceito descreve uma situação específica e compreendê-los é de grande importância. 

Sendo assim, para te auxiliar a entender a diferença e sanar as dúvidas de uma vez por todas, preparamos um conteúdo detalhado e explicativo sobre o assunto. Confira a seguir!

O que é poupar?

De uma forma bem simplificada, poupar nada mais é do que acumular dinheiro. Em síntese, poupar é separar mensalmente uma parte da sua renda e guardá-la, seja para usá-lo futuramente, como por exemplo: adquirir algum bem material, (comprar uma casa, carro, reformar os móveis de casa, entre outros). Ou, construir uma reserva financeira de emergência, como por exemplo: demissão, viagem de última hora, emergências médicas, entre outros imprevistos. 

O que é investir?  

Diferente de poupar, investir é quando você já possui o dinheiro, mas, desembolsa uma quantia, na qual existe chances de ganhar mais em um resultado futuro. Em outras palavras, investimento é um capital que você aplica em instituições financeiras (seja em bancos ou corretoras), e recebe rendimento a longo prazo pelo empréstimo.  

Onde investir? 

Saiba que existem diferentes tipos de investimento. A poupança, por exemplo, apesar do nome confundir uma parcela da população, por acreditarem que ela é uma das formas de poupar, saiba que ela não é. 

A poupança é um tipo de investimento. Além disso, ela é o investimento mais populares no Brasil. Garantimos que você já deve ter ouvido falar sobre ela, não é mesmo? 

Mas, também existem outros tipos de investimentos, como: Tesouro Direto, Letra de Crédito Imobiliário, Certificado de Operações Estruturadas, Fundos de Investimento, entre outros. 

Aqui no blog, já exploramos sobre investimento a curto prazo; produzimos um conteúdo rico em informações para que você possa decidir qual o tipo de investimento é mais assertivo e viável para você. 

Poupar ou Investir? Qual a opção mais vantajosa? 

A resposta é depende. Afinal, antes de tudo, você precisa ter em mente qual é o seu objetivo. Por exemplo, se sua meta é manter uma reserva financeira, foque em poupar. 

Você deve estar se perguntando: “Mas, por que?”, calma! Já vamos te responder… Geralmente, os investimentos possuem prazos que restringem saques a qualquer momento. Então, caso surja uma emergência, e você necessite do dinheiro imediatamente, dependendo do investimento que você optou, poderá encontrar problemas. 

Entretanto, se você não irá utilizar esse dinheiro como uma emergência e deseja um rendimento maior no futuro, o investimento é a melhor opção a médio e longo prazo.

Já pensou em investir em um negócio próprio? 

Você deseja investir, mas é o tipo de pessoa que não quer correr riscos? Aposte nas franquias, elas são excelentes alternativas para quem almeja um modelo de negócios seguro, de fácil operação e com um alto potencial de crescimento. 

A Anjos Colchões e Sofás, por exemplo, faz parte do setor de casa e construção, o qual, segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Franquias – ABF, foi o que mais aumentou o seu faturamento nos universos das franquias, no comparativo de 2019 e 2020. 

Além disso, nossos franqueados faturam em média R$1,5 milhão ao ano. Quer saber como? Preencha nosso breve formulário e um de nossos consultores de vendas entrarão em contato com você!

Camila Chaves