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Entenda o que é Know-how, qual a sua importância e como funciona!

Por Camila Chaves
O que é know-how

Não dá para falarmos o que é know-how sem antes explicarmos o que são recursos tangíveis e intangíveis utilizados pelas empresas mundo afora.

Assim, os recursos tangíveis dizem respeito aos profissionais, dinheiro disponível, à estrutura física e a tudo aquilo que pode ser tocado.

Por outro lado, os recursos intangíveis tratam-se de  tudo aquilo que não podemos enxergar, mas são essenciais.

Como, por exemplo, os conceitos, os valores, a inteligência de mercado e, é claro, o famoso know-how.

Mas, qual será o real significado e importância desse termo que aparece tanto no vocabulário dos empreendedores e investidores?

É isso que você está prestes a descobrir neste texto. Acompanhe!

O que é know-how?

Traduzindo essa expressão para o português de forma literal, temos: “saber como”.

Assim, o termo know-how é utilizado justamente para conceituar o conjunto de todas as capacidades e habilidades que possui uma pessoa.

Então, o know-how é um diferencial competitivo, justamente por seu caráter de exclusividade.

Isto é: um empresário vai adquirindo e ampliando o seu know-how com base nas suas experiências profissionais e pessoais.

E tudo isso é muito particular!

Mesmo se pensarmos em dois empreendedores do mesmo segmento, o know-how de cada um vai ser diferente. Pois cada um tem a sua própria trajetória.

É por isso que o know-how de uma empresa é tão valioso: diferente de técnicas, tecnologias e procedimentos, ele não pode ser “copiado” por ninguém.

know-how nas franquias

No universo das franquias, o know-how é uma das maiores vantagens para os investidores.

Portanto, quando uma pessoa inicia o seu próprio negócio do zero ela ainda não tem know-how naquela área, porque ainda não teve experiência o suficiente para criá-la.

Quando o investidor opta por uma franquia, ele não está adquirindo apenas o direito de comercializar o produto ou serviço daquela marca.

Além disso, ele também está adquirindo seu know-how, que vai ser repassado por meio dos treinamentos.

Além de todas as informações e suporte que o franqueador vai fornecer.

Inclusive, isso é necessário para que o mesmo padrão de qualidade possa ser mantido em todas as unidades.

Assim, o franqueado, mesmo que esteja começando agora e nunca tenha tido qualquer outro empreendimento, vai ter mais know-how do que muitos empreendedores que estão há anos à frente dos seus negócios.

Como ele funciona a favor da empresa e qual sua importância

O know-how é importante porque evita que o processo de tentativa e erro seja necessário na aplicação de uma nova estratégia.

Ao “saber fazer”, a empresa já entende o que funciona ou não dentro do seu contexto e segmento, e não precisa cometer um erro que pode acabar saindo muito caro.

Empresas com maior know-how são aquelas que se mostram mais assertivas em suas decisões e movimentações dentro do mercado.

Afinal, cada escolha, por menor que seja, vai basear-se nesse conhecimento amplo e nas experiências  anteriores.

Então as chances de que a empresa tenha melhores resultados é muito maior!

Além disso, é o know-how que coloca uma empresa anos-luz à frente de outra que talvez ainda esteja precisando errar muito para poder adquirir o seu próprio conhecimento.

Dica de ouro

Atenção: é importante deixar claro que absolutamente qualquer empresa, quando inicia as suas operações, acaba cometendo erros.

Porém, fique tranquilo, porque isso é natural e não significa que o empreendedor esteja sendo um mau gestor.

Aliás, é justamente por isso que o crescimento da empresa pode ser mais lento no início. Pois cada erro acaba custando tempo e dinheiro.

A questão é que um negócio que está estabelecido há mais tempo no mercado já passou por essa fase inicial.

Pois já cometeu todos esses erros e aprendeu com eles!

E por falar em aprender com os erros, o know-how só é adquirido quando a empresa é adepta ao processo de gestão do conhecimento.

Ou seja, quando ela tem por hábito olhar com atenção e neutralidade para todos os seus erros, identificar porque aquela determinada estratégia não teve o retorno esperado e, então, fazer um registro de tudo isso.

Por isso, se você pretende se tornar um empresário, invista com inteligência, torne-se franqueado de uma marca que tenha um amplo know-how à sua disposição. Seja um franqueado da Anjos Colchões e Sofás!

Camila Chaves